Gestão de Riscos Trabalhistas

Gestão de Riscos Trabalhistas

Adoção de práticas de diagnóstico das rotinas trabalhistas visando solucionar, prevenir ou mesmo mitigar possíveis infrações regulatórias, entregando soluções de melhorias de processos relacionados às pessoas e a sua produtividade.

Gestão de Riscos Trabalhistas

As rotinas Trabalhistas fazem parte dos riscos regulatórios aos quais toda empresa está vinculada por força de leis ou regulamentos oficiais, nesse contexto, a mitigação desses riscos se traduz monetariamente na redução de custos. As rotinas Trabalhistas fazem parte dos riscos regulatórios aos quais toda empresa está vinculada por força de leis ou regulamentos oficiais, nesse contexto, a mitigação desses riscos se traduz monetariamente na redução de custos.

Dentre os principais serviços que podemos ofertar para uma perfeita gestão de riscos trabalhista destacamos:

Diagnóstico e Implantação de melhorias no gerenciamento de riscos Trabalhistas

Serviço envolvendo as etapas de levantamento de dados e análise de documentos gerados pelos sistemas informatizados, emissão de relatórios e implantação de melhorias.

Nos levantamentos serão verificados rotinas, políticas e procedimentos principalmente relacionados a rotina de pessoal (Pagamentos de encargos, férias, décimo terceiro salário, benefícios, práticas de RH, Relações Trabalhistas, outros relacionados às pessoas).

A análise atenta aos documentos gerados pelos sistemas informatizados da empresa, onde se destacam o de folha de pagamento e recolhimentos de encargos, verificando suas parametrizações.

A busca é por possíveis pontos de melhoria visando a solução e prevenção de riscos trabalhistas nas rotinas laborais das empresas diminuindo o cometimento de irregularidades regulatórias que atentem contra a legislação em vigor e consequentes demandas judiciais.

Ao final dos levantamentos e análise, será emitido um relatório com sugestão de medidas corretivas, melhoria de procedimentos e rotinas, e soluções para os problemas encontrados no diagnóstico.

A implantação das melhorias apuradas nas etapas anteriores se dará de forma bastante objetiva buscando a resolutividade das ações implementadas.

Implantação de Programas de Compliance Trabalhista

As principais empresas do país já implantaram ou estão em fase de implantação dos seus programas de Compliance, por entenderem que esse é um modelo que produz crescimento para as empresas, afastando os riscos nos seus relacionamentos com outras empresas ou mesmo com o seu pessoal, além de por imposição legal através da lei 12.846/13 que entrou em vigor em janeiro de 2014.

Os grandes contratantes nacionais já estão especificando nos seus contratos, com suas terceirizadas, a necessidade de implantação de um programa de Compliance.

Além disso a implantação de programas de Compliance se torna imperativa para melhorar os procedimentos internos e externos, no que tange a valores ético e regulatório, diminuindo a possibilidade de demandas judiciais.

Nossa equipe está preparada para propor e implantar o programa de compliance adequado às necessidades de cada cliente, inclusive com o treinamento de todo o seu pessoal.

Implantação do E- Social e melhorias nos procedimentos de Departamento de Pessoal

A partir de 2018 as empresas terão a obrigatoriedade de enviar todas as informações trabalhistas através do E-Social, programa criado pelo governo Federal, em parceria com a Caixa Econômica Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, com objetivo de reunir todas as informações trabalhista, unificando o envio de informações, aumentando o poder do governo em fiscalizar o cumprimento das leis trabalhista e monitorar a arrecadação de impostos dentre outros benefícios.

A pesar de melhorar o fluxo de informações entre empresas e os órgãos fiscalizadores do governo a implantação do sistema requer bastante atenção já que praticamente esses órgãos estarão em linha direta com as rotinas trabalhistas de cada empresa e no caso destas não estarem bem implantadas e operacionalizadas a empresa ficará mais exposta ao risco de autuações já que a partir da implantação os fiscais não mais precisaram ir até a empresa para verificar o cumprimento da legislação, basta um comando no seu computador para verifica-las e impor aos empregadores as autuações e penalidades cabíveis.

A EAJ Consultoria tem a expertise necessária de migração do seu sistema atual para o E-Social de maneira que a fazer a implantação da melhor maneira otimizando o envio de obrigações acessórias (CAGED, GFIP, MANAD, RAIS, DIRF etc…), com o objetivo primordial de mitigar os riscos de descumprimento da legislação trabalhista, fiscal e previdenciária.

Diminuindo seus riscos trabalhistas deixamos sua empresa mais leve e competitiva.